O alumínio é conhecido por ser um material sustentável, infinitamente reciclável. Porém, com a variedade de acabamentos que este metal recebe na atualidade, muitas vezes ele apresenta camadas de tinta ou verniz, além de resíduos como o silicone utilizado nas janelas e portas envidraçadas. O que muitos não sabem é que este alumínio “de segunda” é perfeitamente reciclável, uma vez passando pelo devido tratamento e separação de outros materiais que o acompanhe.
Na primeira etapa do processo, componentes como parafusos, borrachas e acessórios em geral utilizados devem ser removidos, ficando somente o alumínio.
O chamado “alumínio sujo” se trata do alumínio acompanhado impurezas, como colas, silicones, canudos e outros materiais geralmente utilizados na montagem de esquadrias e móveis e presentes nas latinhas. Poeira, areia e outros tipos de sujidades não trazem tanto impacto para o processo de reciclagem. Apesar de indesejáveis, estes elementos não impedem o tratamento.
Depois que o alumínio é “limpo”, ele é prensado e separado em fardos, e encaminhados aos centros de fundição, onde passam por nova triagem e avaliação mais criteriosa. São aplicados componentes químicos capazes de remover a tinta e verniz, devolvendo ao metal seu aspecto original. Então tudo é fundido e transformado em lingotes, prontos para virarem tarugos a serem extrudados, dando origem a novos materiais de alta qualidade aqui na Tamboré!
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us