Em comemoração ao Dia do Técnico em Eletrotécnica e em agradecimento a todos esses profissionais, preparamos um conteúdo bem bacana sobre o ramo e seu vasto mercado. Continue lendo.
No campo prático, este profissional é responsável por projetar e instalar sistemas de acionamento elétrico; instalar e realizar a manutenção de iluminação e sinalização do local; atuar em todo o processo de transmissão e distribuição de energia; elaborar e desenvolver projetos de instalação elétrica e de sistemas de telecomunicações em construções; planejar e instalar equipamentos e sistemas elétricos e; medir o uso eficiente de energia elétrica e fontes de energia, por exemplo.
Por ser um trabalho bastante amplo, o indivíduo precisa passar por um curso técnico que aborde as três áreas gerais da atividade: elétrica geral, elétrica industrial e de motores e máquinas e processos. Geralmente esses cursos tem duração de 2 a 3 anos, e aborda estudos ensaios e testes industriais, assim como, práticas para a manutenção de sistemas elétricos. Para tanto, é necessário também, cursar disciplinas como: desenho técnico aplicado, gestão da manutenção, projetos de sistemas, leitura e interpretação de desenho e entre outras.
Basicamente, todo tipo de indústria precisa do profissional. Cito as principais: usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares; indústrias metalúrgicas; empresas de distribuição de energia elétrica; empresas de água e saneamento; empresas de construção civil; empresas telecomunicações; empresas de instalação e manutenção de equipamentos elétricos; escritórios de projetos técnicos e; indústrias petrolíferas.
Estima-se que sejam geradas mais de 17 mil vagas para técnicos em eletrotécnica nos próximos anos, portanto, esse mercado está em ascensão.
O Grupo Tamboré Alumínio reconhece e parabeniza todos os profissionais técnicos em eletrotécnica! Sem vocês, nossas indústrias não brilhariam! Parabéns.
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us