O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta sexta-feira (2) que a produção industrial brasileira cresceu 3,2% em agosto em comparação com julho. A alta é uma boa marca para o ano, já que é a quarta vez que registrada.
Produção industrial mensal — Foto: Economia G1
Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a indústria obteve queda de 2,7%. No acumulado do ano, a queda é de 8,6%.
A desaceleração também foi observada na média móvel trimestral. A alta foi de 6,9% no trimestre até agosto, ante avanço de 8,9% no trimestre até julho, quando foi interrompida a trajetória predominantemente descendente do setor iniciada no final de 2019.
“O resultado desse mês se dá numa magnitude abaixo do que a gente vinha observando nos últimos meses”, relatou o gerente da pesquisa, André Macedo. “É até natural que o crescimento se dê em magnitude menos elevada que nos meses anteriores, uma vez que deixamos para trás uma base de comparação muito depreciada”, enfatizou.
Devido à retomada das atividades durante o cenário pandêmico, dos 26 ramos pesquisa, 16 registraram crescimento da produção em agosto. Já no índice das grandes categorias, todas as 4 registraram alta pelo 4º mês consecutivo também.
“É um avanço bem consistente e disseminado entre as categorias, mas ainda há uma parte a ser recuperada”, avaliou Macedo.
Produção industrial em agosto, por ramos pesquisados — Foto: Divulgação/IBGE
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us