Neste ano de 2020, é essencial que você tenha uma visão geral e detalhada do cenário no qual a sua empresa está inserida. Para isso, preparamos um material que te auxiliará a re-priorizar seus clientes, enquadrando-os em lacunas especificas de acordo com sua relevância para sua marca.
O quadro, seguirá a lógica: quanto mais para a direita, mais relevantes são os clientes – são os que contribuem fortemente para o seu faturamento – , quanto mais para a esquerda, menor a relevância dele – não são a grande parcela do seu faturamento. Quanto mais pra cima ele estiver, maior o impacto da empresa dele com a crise do COVID19. Quanto mais para baixo, menor o impacto da crise na empresa dele.
Confira os quadros A, B, C e D no esquema abaixo. Sugiro que você imprima essa imagem e use-a como base para o pensamento.
No quadro D, você colocará os clientes que te trazem um faturamento bom e que não estão sofrendo tanto com a crise: ofereça à eles um suporte extra, perguntando se realmente não foram impactados, algo como uma atenção especial. Entretanto, você não precisará se preocupar tanto com eles no momento.
No quadro B, estão os clientes que estão sofrendo alto impacto e que possuem alta relevância no seu caixa. Aqui, são os seus clientes base, e você precisará centralizar um esforço grande para manter eles. Neste momento, eles possuem um alto risco de deixarem de serem seus clientes devido ao cenário externo. Flexibilize contratos, renegocie e ofereça apoio. Invista tempo e esforço nestes clientes.
No canto superior esquerdo, temos o quadro A, que são os clientes que estão sofrendo bastante com a crise, porém, não representam uma grande fatia do seu faturamento. É importante você dar a devida atenção para eles, porém priorize o quadrante da direta, o B.
Por último, temos o quadrante C, que são os clientes que não estão sendo tão impactados durante a crise e seu negócio não depende fortemente dele. Aqui, você pode oferecer apoio extra, como uma atenção em especial, para afirmar que você não está os deixando de lado.
Trabalhe as estratégicas corretamente, oferecendo-lhes um bom relacionamento e conhecendo-os afundo: suas dores e seus medos. Trate-os de formas diferenciadas, de acordo com a especificidade de cada um.
Para mantê-los em seu faturamento, é necessário atende-los de forma que não precisem procurar outras marcas que dizem oferecer a mesma solução que a sua. Priorize-os!
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us