O setor industrial brasileiro, também conhecido como setor secundário, é extremamente amplo, incluindo a produção dos mais diversos produtos, desde alimentos, vestuários e até tecnologia de ponta. De forma geral, pode se dividi-los em três tipos: indústrias de base, intermediárias e de bens de consumo. O primeiro, refere-se as indústrias pesadas – que são responsáveis por se apropriar da matéria prima bruta e transformar em produtos que serão usados pelas outras indústrias. As intermediárias são responsáveis por utilizar a matéria prima processada e produzir peças e ferramentas, necessárias para as indústrias de bens de consumo, que, por sua vez, tratam da produção de diversos produtos que irão para o mercado consumidor final. Atualmente, o Brasil é uma das maiores potências no ramo industrial, dentre as nações consideradas subdesenvolvidas.
O dia 25 de maio é considerado o Dia Nacional da Indústria, em homenagem ao empresário e industrial Roberto Simonsen, que faleceu na data, em 1948. Roberto era engenheiro, professor, historiador, político e foi aceito como membro da Academia Brasileira de Letras, foi responsável pela primeira empresa de construção civil do país, recebendo o título de Patrono da Indústria Nacional. Também presidiu entidades representativas importantes para o meio, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Simonsen racionalizou o funcionamento de sua empresa, obtendo excelentes resultados do ponto de vista de sua produtividade. Foi a partir daí que ele resolveu difundir o seu conhecimento e lutar pelo crescimento da classe industrial brasileira. Simonsen foi responsável pela fundação do Centro dos Construtores e Industriais de Santos, que objetivava oferecer assistência aos trabalhadores, inovando as relações entre patrões e empregados.
A história industrial brasileira é recente quando comparada com a de outros países, principalmente aqueles que viveram a Revolução Industrial do século XIX. A maior parte das realizações industriais no Brasil se referem a instalação, manutenção, consolidação e integração do parque indústria, e somente nos anos 90 que se começou a notar o ambiente industrial como parte competitivo no âmbito mundial.
Hoje a indústria é a principal fonte de economia nacional. Ela é responsável por gerar milhares de empregos, fomentando boa parte da riqueza gerada pelo País. Devido à sua infraestrutura e políticas de incentivo, o mercado internacional tem voltado seus olhos para o país, como sendo uma possível potência do ramo industrial.
Confiamos e parabenizamos todos os empreendedores e colaboradores do ramo industrial brasileiro. Parabéns!
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us