O alumínio está presente em diversos mercados, sendo o seu principal o setor de transportes. Justifica-se pois, o alumínio tem a mesma resistência que o aço e é um terço mais leve que ele. Deve-se a glória também, por ser infinitamente reciclável. A leveza do alumínio permite economia no consumo de combustível menor desgaste do pneu e aumento da capacidade de carga. Para atender esse setor, são utilizados diferentes materiais para cada tipo de demanda, podendo ser de chapas à fundidos de alumínio.
A começar pelas ligas de alumínio, nos mais variados modelos são empregues em defletores de calor à painéis e carrocerias de automóveis. As ligas de alumínio laminadas utilizadas neste setor vão desde a série 1000 com alta formabilidade, utilizadas por exemplo em defletores de calor – além de refletir o calor e a luz, é completamente impermeável, o que significa que não há entrada ou saída de sabor, aroma ou luz – passando pela série 3000 aplicadas em implementos rodoviários (tanque de óleo, tubo de gasolina, conduta de óleo) até as séries 5000 e 6000 utilizadas em painéis e carrocerias de automóveis. Para a indústria náutica, são empregados alumínio de série 5000 – que possuem nível de média a alta resistência. São grandes aliados dessa indústria pois não sofrem corrosão e são resistentes à solvabilidade. Além de que, embarcações fabricadas com alumínio demandam menor potência instalada com motorização, sem prejuízo de performance e de velocidade e com expressiva economia de combustível.
Na indústria de aéreos, o alumínio está presente nas asas, na fuselagem, estruturas de portas, janelas e assentos e até mesmo no trem de pouso. O metal corresponde por até 80% do peso estrutural de uma aeronave, portanto, as ligas de alumínio são exploradas nas mais diversas séries, desde a série 1000 até a série 7000.
No setor ferroviário, o alumínio é requisito fundamental. Pois, trens e vagões precisam de estrutura rígida que resista a cargas complexas, desgastes e forças aerodinâmicas – resultantes da passagem de locomotivas pelos túneis. Em trens com paradas frequentes, como o metrô, a leveza da carroceria, 2/3 inferior a de uma estrutura similar em aço, gera economia de energia e promove melhor aceleração entre as paradas.
Para os meios de transporte de duas rodas, o alumínio se encontra aplicado ao motor, na balança traseira, rodas, guidão, pedais e até mesmo no chassi. Além de todos os benefícios mencionados acima, o alumínio se destaque nesse ramo, pois, absorve incrivelmente bem os impactos dos desníveis de uma estradas e buracos de uma trilha, com resistência e durabilidade.
O alumínio é muito dúctil e pode ser moldado em tudo, desde quadros de bicicletas à cascos de barcos. Esse metal é fácil de processar, tanto a frio quanto a quente. O alumínio oferece total liberdade de design e reage com o oxigênio no ar, formando um revestimento de óxido protetor que o torna resistente à corrosão, sua principal vantagem.
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us