O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça feira (3) que irá retomar, imediatamente, as tarifas sobre a importação do aço e do alumínio brasileiro e argentino. Devido à desvalorização de ambas as moedas ante o dólar, os estadunidenses estavam comprando commodities de consumo exportados pelo Brasil e Argentina, o que prejudicava os agrícolas americanos. Com a medida, os americanos se veêm obrigados a comprarem o produto de seu próprio país. O presidente americano busca proteger a matriz industrial de seu país, desvalorizando outras moedas.
Se a medida for tomada, o produtor brasileiro terá que pagar mais impostos para exportar, acarretando em mais um custo operacional, afetando-o. A decisão é bastante ruim para o consumidor e também para a indústria automobilística e de construção civil, pois estas, precisarão vender os produtos ainda mais caros para suprir a taxa de juros, enquanto aquelas, pagarão mais caro pelo produto final.
O alinhamento automático adotado com os Estados Unidos desde a posse do presidente Jair Bolsonaro foi então quebrada à partir do anúncio de Trump. Agora, resta um pronunciamento do governo brasileiro em relação ao alinhamento bilateral afirmado entre os países.
Em 2018, o governo dos EUA havia anunciado um retardo nas tarifas de importação de aço e alumínio para empresas que comprovassem falta de matéria-prima no mercado interno. Caso as tarifas anteriores sejam de fato restauradas, haverá uma taxação de 25%, o que afeta principalmente o aço brasileiro e o alumínio oriundo da Argentina.
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us