O Brasil se destaca mundialmente no cenário mundial na produção de alumínio – em 1999, o país foi considerado o terceiro maior produtor do metal. Portanto, no ponto de vista social, econômico e ambiental, o alumínio se faz muito importante na vida dos Brasileiros. Abordaremos a seguir, suas diversas aplicações.
Na indústria, ele é utilizado de acordo com seu segmento, conforme suas finalidades. Cada segmento de produtos semimanufaturados utiliza o metal na forma mais adequada, respeitando seus diferenciais e propriedades de cada produto.
O alumínio extrudado, também conhecido como perfil de alumínio, é o material obtido através de um processo termomecânico no qual um tarugo de metal é forçado a fluir através do orifício de uma matriz (ferramenta), sendo reduzido em uma secção transversal, sob o efeito de altas pressões e temperaturas. Cerca de 60% dos extrudados de alumínio são destinados à fabricação de produtos para construção civil. Os perfis extrudados são moldados em diversas formas, de acordo com a ferramenta utilizada no processo de extrusão de alumínio, como círculos, quadrados, triângulos, retângulos, hexágonos, pentágonos, entre outros. Por fim, se transformam em esquadrias (portas e janelas), acessórios para banheiros, estruturas préfabricadas, forros, portões, escadas, vitrines, bicicletas, divisórias e elementos decorativos de acabamento.
As chapas e laminados são lâminas de metal que são produzidas através do processo designado como laminação. Nesse processo, o alumínio é comprimido, passando por dois cilindros de forma contínua. A aplicação das chapas é bastante ampla, que vai desde latas de alumínio, aerossóis, pisos e carrocerias para ônibus e caminhões, telhas, fachadas etc (Laminação Pura), em utensílios domésticos (Laminação Artefatos) à tubos e bisnagas para pasta de dente, etc (Laminação Impactados). Cerca de 23% do consumo das chapas de alumínio são destinadas para o mercado automobilístico, devido sua densidade, que faz com o carro se torne mais leve e seu consumo de energia reduzido.
As folhas de alumínio são produzidas em variadas espessuras, e são utilizadas nas embalagens, tampas e membranas de alimentos e produtos farmacêuticos. Também são aplicadas em veículos, refrigeração e sistemas de ar condicionado.
Os fios e cabos condutores são utilizados em linhas de transmissão de energia, cabos isolados ou nus, para uso em redes de alta tensão, linhas de transmissão secundária, e aplicações residenciais ou comerciais.
Cerca de 60% do consumo de alumínio na indústria de transportes corresponde a componentes fundidos, tais como caixas de câmbio, carcaça de motores e rodas para automóveis, entre outros.
As aplicações de pasta e pó são bastante variadas. Encontram-se aplicações como desoxidantes na indústria siderúrgica e explosivos para mineração, ao tratamento da água das piscinas (sulfato de alumínio); medicamentos antiácidos (hidróxidos e cloridróxidos de alumínio) tintas; produtos químicos e farmacêuticos.
Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais!
Contact us at the The Roof WP office nearest to you or submit a business inquiry online
Contact Us